Em alguns meios orquidófilos a Oerstedella centradenia também é conhecida como Epidendrum centropetalum.
Família: Orchidaceae Género: Oerstedella Espécie: centradenia
Habitat natural: Espécie epífita de médio porte, originária das florestas de média a elevada altitude, entre os 1200 e os 1500 metros, da Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Desenvolve-se em habitats de floresta densas, chuvosas e com elevado grau de humidade.
Cultivo: Esta espécie deve cultivar-se, preferencialmente, montada em placas de cortiça ou madeira, em ambientes temperados, bem arejados e com elevado grau de humidade.
Sendo uma planta montada em placa, deve regar-se frequentemente e com abundância nas estações mais quentes e secas, de forma a garantir humidade nas raízes. Reduzir ´consideravelmente o número de regas no Inverno.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração, suspendo totalmente no Inverno.
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Muito bela, parabéns; mas pelas exigências é uma daquelas que jamais se desenvolveria aqui em minha região, de forma naturalizada!
ResponderEliminarAinda assim, desperta vontade de compor! Abraço!
É pena Jalo! Mesmo assim vale a pena tentar. Obrigado.
EliminarAbraço
Otra muy linda. Besitos.
ResponderEliminarObrigado Teresa!
EliminarBeijos
Linda Orquidea.
ResponderEliminarObrigado, Ana Paula Souto.
EliminarAndo a "namorar" esta orquídea, mas a exigência de altos valores de humidade (para quem não tem estufa) assustam-me um pouco. Considera que é uma orquídea de fácil cultivo (ou nem por isso? Seria o tipo de orquídea que recomendaria a uma iniciada?
ResponderEliminarObrigado desde já!
Olinda, esta orquídea é de muito fácil cultivo desde que montada numa placa de cortiça, como pode ver nas fotos. Ela gosta de humidade mas não gosta de ter as raízes molhadas por períodos prolongados, o que aconteceria se fosse cultivada em vaso. Para resolver o problema da humidade, basta pulverizar diariamente as raízes, nas estações do ano mais quentes e secas. No Inverno quase basta a humidade do ar, pulverizando apenas uma ou duas vezes por semana.
Eliminar