Este é mais um híbrido de Cattleya que floresce com regularidade, sempre na Estação mais fria do ano. Pelas características da flor, parece ter como "parente próximo" a Cattleya loddigesii, que é umas das espécies deste género que suporta temperaturas mais baixas. Gosto da simplicidade das suas flores e da forma do seu labelo.
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Feliz Natal
Votos de um Feliz Natal e um Bom Ano de 2013, a todos com quem tenho tido o privilégio de partilhar experiências, ideias, conhecimentos... e a todos os que visitam este Blog.
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Cymbidium (híbrido)
Este Cymbidium foi uma maravilhosa prenda de Natal. É mais um híbrido que recentemente apareceu no mercado e que se destaca pela sua cor quase negra, sobretudo no seu labelo. Gosto particularmente destas cores pouco usuais e também da forma perfeita das suas flores.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Paphiopedilum (híbrido)
Esta é também, por excelência, a época de floração das plantas do género Paphiopedilum, sobretudo para a maioria dos híbridos. São flores de longa duração, por vezes durante vários meses, bastante exóticas e de formas peculiares, no domínio das orquidáceas.
São também plantas pouco exigentes no que toca a temperaturas, exigindo apenas locais com sombra, não tolerando nunca o sol directo, substrato sempre húmido mas com boa drenagem, sem encharcar.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Maxillaria picta
Esta é a única Maxillaria da minha colecção a florescer em pleno Inverno. É uma espécie que dá sempre florações abundantes e bem perfumadas. E o seu maravilhoso perfume, por si só, já é um bom argumento para apostar no seu cultivo.
Pode ser observada, no seu estado natural, no Brasil e Argentina, como uma planta epífita e raramente como litófila.
É uma espécie de fácil cultivo, em vaso pequeno e substrato para epífitas. Regas e fertilizações regulares nas épocas mais quentes do ano, reduzindo significativamente no Inverno. Mudar de vaso apenas quando absolutamente necessário, pois esta não gosta de mudanças, tendo por vezes dificuldade em florir novamente.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Cymbidium (híbrido)
domingo, 2 de dezembro de 2012
Dias Brancos na Serra Amarela
Por vezes, nos fins-de-semana, é altura de deixar as orquídeas descansar e "remar" rumo à serra, em busca de cenários diferentes e regeneradores, do físico e da alma. Desta feita, subimos a nossa vizinha Serra Amarela, num dia extremamente frio. Deparámo-nos com paisagens muito belas e diferentes do habitual, durante a maior parte do ano, e que, na época de Inverno, podemos desfrutar com alguma frequência.
Subscrever:
Mensagens (Atom)