A Cattleya intermedia var. semi alba é uma bonita variante desta espécie, nativa nas zonas costeiras do Uruguai, da Argentina e ainda dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, no Brasil, desenvolvendo-se em florestas de média e baixa altitude.
sexta-feira, 28 de abril de 2023
quinta-feira, 20 de abril de 2023
Vanda cristata
A Vanda cristata é uma espécie de médio porte e de crescimento monopodial, que se pode observar, no estado natural, em florestas montanhosas, entre os 600 e os 2300 metros de altitude. Encontra-se em países como o Bangladesh, a Índia, o Nepal, no Butão e na província chinesa do Tibete.
Como é uma planta proveniente de regiões de altitude considerável, pode ser cultivada em ambientes temperados a frios, o que não é habitual para a maioria das espécies deste género. Os restantes cuidados de cultivo são idênticos às outas espécies, com regas diárias na Primavera e Verão e mais espaçadas durante as estações mais frias. As fertilizações devem ser regulares durante todo o ano, porque a planta não apresenta descanso vegetativo, mas sempre com percentagens de concentração muito reduzidas, diluindo apenas metade ou menos de metade da dose indicada para cada litro de água.
Referências bibliográficas:
IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)
Vanda cristata Wall. ex Lindl. | Plants of the World Online | Kew Science