Esta é a melhor época para as espécies e os híbridos deste género, que florescem na melhor altura do ano, dando um colorido e um ar exótico aos nossos orquidários. São plantas relativamente fáceis de cuidar e, sobretudo nos híbridos, com um leque de variedades bastante diversificado no mercado.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Cymbidium goeringii longibracteata 'Aroma Chunlan'
Esta á a primeira floração deste Cymbidium, adquirido nos finais de 2011. Esta espécie do género Cymbidium apresenta apenas uma flor em cada haste, muito raramente duas, de acordo com as diferentes variedades. É uma das espécies tradicionalmente cultivadas pelos chineses e japoneses, ao longo dos séculos, com algumas dezenas de variedades diferentes, todas elas provenientes de habitats das florestas da China, Índia, Butão, Taiwan, Coreia e Japão, desenvolvendo-se como plantas terrestres.
O cultivo desta espécie requer alguns cuidados especiais, sobretudo no que toca à qualidade dos substratos utilizados e o tipo de vasos. Quase todos são provenientes de regiões frias, apreciando, no seu cultivo, quedas acentuadas de temperatura para conseguirem florir com regularidade.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Anoectochilus formosanus
Esta minha orquídea tem uma história curiosa. Há algumas semanas atrás adquiri-a num horto aqui do Norte, dum lote de várias dezenas de plantas que estavam a ser comercializadas como sendo Ludisia discolor, Apesar da parte foliar da planta ser bastante parecida com o género Ludisia, ao olhar para a haste floral apercebi-me logo tratar-se de um género bastante diferente. Mesmo não gostando de comprar orquídeas sem identificação ou com identificação incorrecta, trouxe esta para casa, curioso com a planta em questão. Foi apenas uma questão de algumas dezenas de minutos de pesquisa na Internet para chegar à sua correcta identificação: Anoectochulus formosanus.
É uma orquídea originária dos Himalaias, de altitudes entre os 900 e os 1500 metros. Suporta temperaturas mais baixas que as Ludisia e está cultivada num pequeno vaso com turfa.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Cymbidium tortisepalum var 'longibracteatum'
De todos os Cymbidium "chineses", alguns reputados de cultura mais complicada, este é o que se tem manifestado de mais fácil cultivo. Está comigo há dois anos, com a 1ª floração em 2012 (2 hastes), estando agora com 5 belas novas hastes, com 3 a 4 flores cada uma.
Parece que um dos "segredos" do cultivo destes tipos/variedades de Cymbidium está na qualidade do seu substrato. Este terá que ter uma composição com uma base que garanta humidade, boa capaciadade de drenagem e circulação de ar e, sobretudo, uma alta resistência à degradação do mesmo.
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Cattleya walkeriana alba x coerulea
Esta minha Cattleya walkeriana havia florescido em 2011, pela primeira vez, embora com flores ainda um pouco imperfeitas. Em 2012 teve um forte crescimento da parte foliar, mas não desenvolveu qualquer haste floral. Para minha admiração, agora está com duas hastes florais, com duas flores cada uma e já com as formas mais perfeitas da Cattleya walkeriana tipo. Uma agradável surpresa neste início de 2013.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Cymbidium hookerianum
Esta é a primeira floração deste Cymbidium, uma planta de médio porte, com flores perfumadas, onde se destaca a forma curiosa do seu labelo.
Família: Orchidaceae´
Género: Cymbidium
Espécie: hookerianum
Habitat natural: Espécie de altitude, entre os 1500 e os 2600 metros, das florestas densas e húmidas do Butão, Nepal e Himalaias Indianos.
Cultivo: Substrato para orquídeas terrestres, como a maioria das espécies do género Cymbidium, mantendo bom grau de humidade. Fertilizações regulares, sobretudo na fase de formação dos novos pseudobulbos. Gosta de ambientes temperados/frios.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Cymbidium tracyanum
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: tracyanum
Habitat natural: Planta epífita ou litófila, das florestas da China, da Tailândia e da Birmânia, entre os 1200 e os 1900 metros de altitude.
Cultivo: Suporta temperatura baixas e substrato para orquídeas terrestres, mas com boa drenagem. Regas regulares e adubações ao longo de todo o ano, mas mais espaçadas no Inverno.
Subscrever:
Mensagens (Atom)