Esta é uma planta de porte algo elevado mas que, havendo espaço, é imprescindível em qualquer coleção, pela beleza das suas hastes florais, com muitas flores densamente dispostas e de colorido intenso.
Família: Orchidaceae Género: Rhynchostylis Espécie: gigantea
Habitat natural: Espécie originária de uma vasta região asiática, distribuída por vários países como a Birmânia, Tailândia, Malásia, Laos, Camboja, China, Vietname, Filipinas e Bornéu. Desenvolve-se de forma epífita em florestas de baixa altitude, até aos 700 metros, apresentado um desenvolvimento monopodial, tal como a generalidade das vandáceas.
Cultivo: Esta espécie exige temperaturas elevadas durante o ano todo. Em cultivo, desde seja controlado o excesso de humidade, as temperaturas poderão descer até cerca dos 14º centígrados durante a noite, sem danificar a planta. Está cultivada num cesto suspenso, com substrato para epífitas, de boa granulometria. Regar e fertilizar frequentemente nas estações mais quentes do ano (usando sempre doses pouco concentradas de adubo), reduzindo drasticamente no Inverno, sobretudo quando as temperaturas são baixas.