sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cymbidium lianpan 'Diancanghonghe'

 
 

Mais uma floração deste Cymbidium sp adquirido em finais de 2012. Apesar de serem plantas delicadas, são relativamente fáceis de cultivar. Desde que sejam plantas adquiridas com  três ou mais pseudobulbos, florescem com facilidade logo no ano seguinte.
Todos os Cymbidium lianpan têm grandes afinidades com os Cymbidium goeringii, devendo cultivar-se de forma idêntica (consultar posts anteriores).

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dendrobium tetragonum var. hayesianum


 
 
Mais uma floração desta bela variedade de D. tetragonum, com flores sempre intensamente perfumadas, sobretudo nas horas mais quentes do dia.
Planta de pequeno a médio porte, fácil de cultivar, em vaso ou montada numa placa de cortiça. Adapta-se bem a ambientes temperados, suportando mesmo algum frio.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cattleya walkeriana alba x coerulea

 


 
Para mim, esta é uma das maiores joias do Brasil, na família das orquidáceas. Este exemplar de  Cattleya walkeriana foi a minha primeira aquisição desta espécie, sendo a mais antiga da minha coleção.
Este ano encheu-se de brio e está com cinco hastes florais, num total de dez flores numa só planta. À medida que os anos vão passando a qualidade da forma das suas flores também vai melhorando, o que, para mim, também é uma enorme satisfação. Agora é só usufruir da sua beleza e do seu perfume por várias semanas.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cymbidium tracyanum



Estas são duas fotos de alguns pormenores das flores do Cymbidium tracyanum. Esta é uma espécie de grande porte, que se desenvolve de forma epífita ou litófila, em alguns habitats das florestas de média a elevada altitude, na China, Tailândia e Birmânia. As suas flores apresentam belas formas exóticas e são agradavelmente perfumadas.
Planta de fácil cultivo, como a maioria dos Cymbidium, que, no nosso país, floresce em pleno Inverno.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Maxillaria densa

 
 
 
Família: Orchidaceae      Género: Maxillaria      Espécie: densa
 
Habitat natural: Espécie epífita, de médio porte,  que se pode encontrar nos troncos da árvores faz florestas húmidas do México, Colômbia, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Honduras, manifestando-se até aos 2500 metros de altitude. Esporadicamente, também pode desenvolver-se como planta terrestre.