Uma boa maneira de iniciar o ano de 2014 com a floração deste Cymbidium goeringii. Embora a haste floral não se tenha desenvolvido tanto em altura como eu esperava, mais dois a três centímetros, a flor não deixa de mostrar a sua beleza e a invulgaridade das suas formas e cores.
Espero que neste começo de ano mais florações venham a acontecer, dos Cymbidium 'chineses', entre os cultivares adquiridos em 2012 e 2013.
O nosso clima, com Invernos frios, é bom para o cultivo destas espécies, tendo apenas em especial atenção o ambiente, o tipo de vaso que usamos e o substrato. O vaso não deve ultrapassar muito os 10 cm de largura mas, simultaneamente, deverá ter cerca do triplo na sua altura total, entre 20 a 30 cm. O substrato deverá garantir uma maior resistência à degradação, anexando no mesmo, para além de casca de pinheiro e alguma turfa ou folhas em decomposição, alguma perlite, rocha vulcânica, fibra de coco e ou lã de rocha, permitindo uma boa capacidade de drenagem e arejamento.
É bom proporcionar um ambiente de cultivo com bom grau de humidade e o substrato terá que permanecer constantemente húmido, reduzindo contudo as regas nas épocas mais frias do ano.
É importante garantir também, nas estações mais quentes e soalheiras, bastante sombra, entre 80 a 90%, aumentando a luminosidade no Inverno.