A Coelia bella é uma planta de médio a grande porte, com pseudobulbos ovalados ou elípticos, de cor verde azeitona, encimados por 3 a 5 folhas estreitamente lanceoladas e de cor verde brilhante. A haste floral surge junto aos novos pseudobulbos, depois destes atingirem a maturidade. Cada inflorescência pode comportar à volta de 6 ou mais flores, com cerca de 5 a 7 cm de dimensão, dispostas em sentidos diversos, com pétalas e sépalas de cor branca predominante, sendo as sépalas rosadas nas extremidades e com um belo labelo amarelo . Tal como o nome científico deixa pressupor, as sua inflorescência é de muito belo efeito, de cores bem contrastadas e delicadas e com um perfume suave.
Família: Orchidaceae Género: Coelia Espécie: bella
Habitat natural: Espécie terrestre, por vezes epífita, que pode ser observada, no seu estado natural, nas florestas chuvosas e húmidas de média altitude, entre os 500 e os 1500 metros, na Guatemala, no México e nas Honduras.
Cultivo: Cultivada em vaso médio/grande, em substrato para epífitas, essencialmente composto por casca de pinheiro média/fina, perlite e argila expandida, devendo garantir uma boa capacidade de drenagem.
O ambiente de cultivo deverá ser temperado a temperado/ quente durante todo o ano, com elevado grau de humidade e sombreado.
Regar de forma a manter o substrato quase sempre húmido. As regas devem ser mais frequentes e abundantes na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos, que coincide fundamentalmente com as estações da Primavera e do Verão, reduzindo bastante no Inverno. As fertilizações também deverão ser regulares nesta fase, umas duas vezes por semana, com adubo AKERNE RAIX MIX, podendo depois ser suspensas a partir de meados do Outono até ao surgimento dos novos pseudobulbos.
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia