segunda-feira, 24 de maio de 2021

Dendrobium parishii

O Dendrobium parishii é uma planta de pequeno a médio porte, cujas inflorescências possuem de duas a três flores, perfumadas e de longa duração. Estas surgem a partir dos nós dos pseudobulbos do ano anterior, já sem folhas. É uma espécie que se desenvolve, no seu habitat natural, de forma epífita, em florestas situadas entre os 250 e os 1700 metros de altitude. Pode ser encontrada na China, Índia, Vietname, Laos, Tailândia, Birmânia e Bangladesh.

Cultivo-a na estufa temperada/quente, montada em placa de cortiça, em local sombreado, com boa ventilação e elevado teor de humidade relativa. A partir do aparecimento dos novos pseudobulbos, até à sua completa maturação, deve ser regada com frequência, de forma a manter as raízes e a planta sempre bem hidratadas. Durante o Inverno deve ser proporcionado um longo período de descanso, quase sem regas, para que possa florir com facilidade. Fertilizo duas a três vezes por semana, com o Akerne Rain's Mix, sempre com doses de baixa concentração. Durante o período de descanso da planta, suspendo todas as fertilizações.




Referências bibliográficas: 

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew

terça-feira, 18 de maio de 2021

Paphiopedilum argus

O Paphiopedilum argus é uma espécie  endémica nas Filipinas, desenvolvendo-se como planta terrestre, em solos calcários, em altitudes situadas entre os 600 e os 2000 metros. Normalmente, floresce no final da Primavera e  no Verão, com inflorescências compostas por uma só flor. 

Cultivo-a na estufa temperada quente, em local bem sombreado, com elevado teor de humidade relativa e ventilação constante. Utilizo um vaso pequeno e um substrato composto por casca de pinheiro média e fina, argila expandida e casca de ostra.

As regas devem ser apenas as necessária para manter o substrato ligeiramente húmido, adequando a periodicidade destas às diferentes estações do ano. Fertilizo com o Akerne's Raim Mix, cerca de duas vezes por semana, sempre com apenas metade da dose indicada. Durante o Inverno suspendo todas as fertilizações.



Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Maxillaria gentryi

A Maxillaria gentryi é uma espécie de médio porte, podendo ser observada, no seu estado natural, no Equador e na Colômbia, onde se desenvolve como planta epífita, em altitudes entre os 400 e os 1550 metros. Floresce na Primavera, atingindo as suas flores 15 cm de dimensão e possuindo um dos perfumes mais deliciosos neste diversificado género.

Cultivo-a na estufa temperada quente, em local mediamente sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa. Utilizo um vaso médio e um substrato para epífitas, composto maioritariamente por casca de pinheiro média e argila expandida.

Ao longo do ano, rego as vezes necessárias para manter o substrato apenas ligeiramente húmido, não sendo conveniente sofrer secas prolongadas. Durante o tempo frio e chuvoso o número de regas deve ser muito reduzido. Fertilizo com o Akerne's Rain Mix, duas vezes por semana, com apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. Durante o Inverno deixo de fertilizar.



Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew