sábado, 27 de julho de 2024

Stanhopea martiana

A Stanhopea martiana é uma espécie litófila, de médio porte, que se desenvolve sobre rochas, em florestas abertas, predominantemente de carvalhos, entre os 1200 e os 2100 metros de altitude. É uma espécie endémica do México, podendo apenas ser observada nos estados Nayarit, Jalisco, Oxaca e Guerrero.

Cultivo esta planta na estufa temperada quente, em ambiente com sombra moderada, com elevado teor de humidade relativa e bem ventilado, Tal como todas as Stanhopea, está num cesto aberto, suspenso, e com um substrato composto totalmente por esfagno. Aplico fertilizações/regas constantes na fase de desenvolvimento da planta (Primavera, Verão e primeiro terço do Outono). Durante o resto do ano deve apenas ser regado de forma a manter o substrato apenas ligeiramente húmido.




Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

Stanhopea martiana Bateman ex Lindl. | Plants of the World Online | Kew Science

sábado, 20 de julho de 2024

Stanhopea shuttleworthii

A Stanhopea shuttleworthii é uma espécie cuja área de distribuição se limita ao estado de Tolima, na Colômbia, onde se desenvolve como planta epífita, de médio porte, em florestas luminosas, situadas em altitudes à volta dos 1000 metros.

Cultivo esta espécie em estufa temperada/fria, em ambiente com sombra moderada, com elevado teor de humidade relativa e bem ventilado. Está num cesto típico para o género Stanhopea e com um substrato composto 100% de esfagno. Aplico fertilizações/regas contantes na fase de desenvolvimento da planta (Primavera, Verão e primeiro terço do Outono). Durante o resto do ano deve regar-se apenas o necessário  para manter o substrato ligeiramente húmido.



Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

Stanhopea shuttleworthii Rchb.f. | Plants of the World Online | Kew Science

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Pinalia acervata

A Pinalia acervata é uma espécie epífita, de pequeno porte/miniatura, que se desenvolve em florestas decíduas e ou semidecíduas, em zonas montanhosas, entre os 900 e 3350 metros de altitude. Pode ser observada, no seu estado natural, no Vietname, Índia, China, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.

Cultivo esta espécie na estufa fria, num pequeno vaso com substrato para epífitas, em ambiente mediamente sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa. Rego e fertilizo  a planta com regularidade na sua fase de desenvolvimento, deixando de fertilizar durante o Inverno, período em que reduzo drasticamente o número de regas.



Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

Pinalia acervata (Lindl.) Kuntze | Plants of the World Online | Kew Science