segunda-feira, 29 de abril de 2019

Masdevallia caesia

A Masdevallia caesia é uma espécie de pequeno porte que de desenvolve de forma pendente, com folhas apicais, eretas e coriáceas, estreitamente obovadas, finas na base, de cor verde escura e impregnadas de tons púrpura/azulados. As inflorescências solitárias surgem a partir da base das folhas e possuem um odor desagradável.

Família: Orchidaceae      Género: Masdevallia      Espécie: caesia

Habitat natural: É uma planta epífita que pode ser observada, no seu habitat natural, no Sudoeste da Colômbia, em florestas densas e nubladas, situadas em altitudes entre 1600 e os 2200 metros.





Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa fria (com mínimas a rondar os zero graus), em local fresco, bem sombreado e com elevado teor de humidade relativa. Está montada numa pequena placa de madeira, de forma pendente e suspensa.
Rego quase diariamente durante as estações mais quentes e secas do ano e algo mais espaçadamente durante o Inverno. Não é conveniente secar muito entre cada uma das regas.
Fertilizo uma a duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas, diluindo apenas cerca de um terço da dose indicada pelo fornecedor, em cada litro de água. Durante o Inverno deixo de fertilizar.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/mascaesia.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Cattleya mossiae v. coerulea

A Cattleya mossiae v. coerulea é uma bela variedade desta espécie de médio porte, pertencente ao  grupo das unifoliadas, com pseudobulbos cilíndricos e ligeiramente achatados, com uma única folha apical, oblonga, ereta, coriácea e de cor verde acinzentada. As suas inflorescências surgem durante a primavera, sendo compostas por 2 a 5 flores de grandes dimensões e ricamente perfumadas. 

Família: Orchidaceae   Género: Cattleya   Espécie: lmossiae  v. coerulea

Habitat natural: Esta é mais uma espécie do género Cattleya endémica da Venezuela, proveniente de habitats entre os 900 e os 1500 metros de altitude, desenvolvendo-se nas copas das árvores, como planta epífita, em florestas densas e húmidas.




Cultivo: É cultivada montada num tronco de madeira (vinha), na estufa temperada/quente, onde as temperaturas mínimas nunca descem abaixo dos 12 a 14 graus. O ambiente de cultivo é ligeiramente sombreado, mas sempre com excelente luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego abundantemente e frequentemente nas estações mais quentes e secas do ano e mais espaçadamente quando o tempo está frio e chuvoso. Durante o Inverno rego apenas para não deixar desidratar a planta (uma vez por semana ou menos ainda).
Fertilizo duas a três vezes por semana, com o Akerne Rain Mix, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Durante a segunda metade do Outono e durante a maior parte do Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/cattleuddemannia.htm

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Cattleya mossiae

A Cattleya mossiae é uma espécie de médio porte, pertencente ao grupo das unifoliadas, sendo endémica da Venezuela. É proveniente de habitats cujas altitudes se situam entre os 900 e os 1500 metros, onde se desenvolve como planta epífita, no cimo das árvores, em florestas densas.
Possui pseudobulbos fusiformes, sulcados e verdes, com uma única folha apical, ovalada-oblonga. As suas inflorescências surgem na Primavera, geralmente com 2 a 7 flores cada uma, sendo estas fortemente perfumadas.
A Cattleya mossiae é considerada a flor nacional da Venezuela, o que deixa revelar a importância da sua peculiar beleza, sendo também uma das mais apreciadas pelos orquidófilos em geral.




É cultivada num cesto suspenso, com um substrato composto por casca de pinheiro grossa (60 a 70%) e argila expandida (30 a 40%).
Está todo o ano na estufa temperada (temperaturas entre os 12 e os 32 graus), em ambiente ligeiramente sombreado, mas com boa luminosidade, sendo este bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego apenas o necessário para manter o substrato ligeiramente húmido, deixando-o secar bem entre regas. Fertilizo duas a três vezes por semana com o Akerene Rain Mix, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Durante o Inverno deixo de aplicar fertilizações e reduzo drasticamente o número de regas.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/cattlmossiae.htm

https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=36040

terça-feira, 9 de abril de 2019

Dendrobium polyanthum

O Dendrobium polyanthum é uma planta de médio porte, de pseudobulbos pendentes, longos e cilíndricos, com diversas folhas oblongo lanceoladas, que caem logo após a maturação dos mesmos. As suas inflorescências são curtas, de flores solitárias, surgindo nos diversos entre-nós dos pseudobulbos já sem folhas. Estas flores são delicadamente perfumadas.

Família: Orchidaceae        Género: Dendrobium         Espécie: polyanthum

Habitat natural: Esta é uma espécie epífita, que se desenvolve sobre as árvores, em florestas abertas e em habitats de montanha, entre os 700 e os 1800 metros de altitude. É nativa da China (Himalaias), da Índia (Assam e Himalaias), do Nepal, das Ilhas Andaman, da Birmânia, da Tailândia, do Laos e do Vietname.









Cultivo: É cultivada montada sobre uma pequena placa de cortiça. Está todo o ano nas estufa temperada, em ambiente bem ventilado, com elevado teor de humidade relativa do ar e ligeiramente sombreado, embora com boa luminosidade.
Rego frequentemente desde o aparecimento dos novos pseudobulbos até à sua completa maturação. Durante o Inverno respeito um período prolongado de repouso (quase sem regas) e proporciono um considerável diferencial térmico entre o dia e a noite, para poder florir com regularidade.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix em quase todas as regas, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada pelo fornecedor). Durante o Inverno suspendo todas as aplicações de fertilizante, retomando estas a partir do surgimento dos novos pseudobulbos (início da Primavera).

Referências bibliográficas: 


http://orchidspecies.com/dencretaceum.htm


https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do


https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Cymbidium floribundum

O Cymbidium floribundum é uma planta de médio porte, nativa do Estado de Yunnan (China), do Sul de Taiwan e do  Norte do Vietname. Desenvolve-se de forma epífita ou litófila, em florestas sempre verdes e sombreadas, de zonas montanhosas, entre os 400 e os 3330 metros de altitude.
As suas inflorescências, que surgem normalmente no início da Primavera, são relativamente longas e compactas, formadas por imensas pequenas flores não perfumadas e belamente coloridas. 
É uma espécie para ser cultivada em climas/ambientes temperados/frios, em locais mediamente sombreados e em vasos e substratos semelhantes à maioria dos Cymbidium deste tipo.





Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/cymfloribundumvarpumilum.htm