A Cattleya mossiae é uma espécie de médio porte, pertencente ao grupo das unifoliadas, sendo endémica da Venezuela. É proveniente de habitats cujas altitudes se situam entre os 900 e os 1500 metros, onde se desenvolve como planta epífita, no cimo das árvores, em florestas densas.
Possui pseudobulbos fusiformes, sulcados e verdes, com uma única folha apical, ovalada-oblonga. As suas inflorescências surgem na Primavera, geralmente com 2 a 7 flores cada uma, sendo estas fortemente perfumadas.
A Cattleya mossiae é considerada a flor nacional da Venezuela, o que deixa revelar a importância da sua peculiar beleza, sendo também uma das mais apreciadas pelos orquidófilos em geral.
É cultivada num cesto suspenso, com um substrato composto por casca de pinheiro grossa (60 a 70%) e argila expandida (30 a 40%).
Está todo o ano na estufa temperada (temperaturas entre os 12 e os 32 graus), em ambiente ligeiramente sombreado, mas com boa luminosidade, sendo este bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego apenas o necessário para manter o substrato ligeiramente húmido, deixando-o secar bem entre regas. Fertilizo duas a três vezes por semana com o Akerene Rain Mix, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Durante o Inverno deixo de aplicar fertilizações e reduzo drasticamente o número de regas.
Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/cattlmossiae.htm
https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=36040
Sem comentários:
Enviar um comentário