O Bulbophyllum coriophorum é uma das espécies mais "estranhas"/exóticas deste diversificadíssimo género, sobretudo no que toca à forma das suas inflorescências e flores. É uma planta de pequeno a médio porte, que se distingue pelos pseudobulbos ovoides, com quatro ângulos bem marcados e com duas folha apicais, diametralmente opostas, espessas e elípticas.
Família: Orchidaceae Género: Bulbophyllum Espécie: coriophorum
Habitat natural: É uma espécie proveniente de florestas sombrias e montanhosas, cujas altitudes se situam entre os 1000 e os 1600 metros, podendo ser avistada, no seu habitat natural, em Madagáscar e nas ilhas Comoros.
Cultivo: Contrariamente à maioria das espécies deste género, esta suporta temperaturas um pouco mais baixas, podendo ser cultivada em estufa temperada fria. Está num vaso médio e num substrato composto maioritariamente por base de casca de pinheiro média e fina (65%), argila expandida (15%), perlite (10%) e esfagno (10%).
O ambiente de cultivo deve ter excelente ventilação, elevado teor de humidade relativa e boa luminosidade, mas sempre com sombra parcial.
As regas, ao longo do ano, devem ser apenas as necessárias para manter o substrato ligeiramente húmido, sendo estas mais frequentes nas estações mais quentes e secas e mais espaçadas durante o Inverno. O substrato nunca deve estar encharcado e deve ser mudado logo que apresente sinais de degradação.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma duas vezes por semana, sempre com apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. Durante o Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/bulbconiferum.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do