A Masdevallia veitchiana é uma espécie de porte considerável, para este género, possuindo inflorescências que sobressaem bem acima da planta, com flores de grande porte e das mais intensamente coloridas entre todas as outras suas congéneres. É uma planta ideal para climas frios.
Família: Orchidaceae Género: Masdevallia Espécie: veitchiana
Habitat natural: Esta é uma espécie geralmente terrestre, por vezes litófila, muito raramente epífita, proveniente da região andina de Machu Picchu, no Peru, onde se desenvolve, em espaços abertos, entre os 2000 e os 4000 metros de altitude.
Cultivo: Está cultivada todo o ano na estufa fria, no local mais fresco e sombreado, de forma a evitar, o mais possível, as altas temperaturas do Verão. O ambiente de cultivo é bem ventilado e com elevado grau de humidade.
Utilizo um vaso pequeno, com cerca de 8 cm de diâmetro, e um substrato à base de casca de pinheiro fina e média ( da ORCHIATA), alguma argila expandida (15%) e alguma perlite (15%). Estes valores são estimados e são apenas indicados como uma referência.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, mas nunca encharcado. O número de regas semanais deve estar sempre de acordo com as condições atmosféricas e climatéricas ao longo do ano.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre em doses pouco concentradas. Metade ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor. Quando utilizados outros adubos, deve sempre ler-se com atenção as informações constantes no rótulo, acerca da sua utilização, respeitando sempre o princípio das doses pouco concentradas.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
http://wcsp.science.kew.org/qsearch.do