segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cymbidium madidum




Esta é uma espécie de Cymbidium curiosa pelos seus contrastes. Sendo talvez a de maior porte, com pseudobolbos de grandes dimensões e folhas lanceoladas que podem atingir mais de um metro, possui, em contrapartida, das flores mais pequenas deste género (cerca de 3 cm), dispostas espaçadamente em longas hastes florais.
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: madidum
Habitat natural: Desenvolve-se nas florestas chuvosas de algumas regiões da Austrália, em locais com sombra.
Cultivo: Exige temperaturas mais elevadas do que a maioria das espécies deste género, sendo cultivado em substrato para epífitas. Devido ao seu porte, necessita de espaços consideráveis.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Restrepia purpurea



Família: Orchidaceae
Género: Restrepia
Espécie: purpurea
Habitat natural: Espécie miniatura originária do sul da Colômbia, de zonas de altitude elevada.
Cultivo: Exige ambientes frescos e sem sol directo.
Está cultivada em substrato para orquídeas epífitas, constantemente húmido mas com boa drenagem.
Adubações e regas regulares.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bifrenaria "Sweet Lime"




Adquiri este híbrido na "Quinta de Boavista", numa das minhas últimas viagens à ilha da Madeira. É um belo exemplar que agora tem florido todos os anos. Os primeiros dois anos também estranhou a mudança. Mesmo crescendo bem, fez "greve" à floração.
As suas flores são de grande dimensão e tal como a maioria das espécies deste género são também muito perfumadas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Zygopetalum (híbrido)


Este é o único Zygopetalum híbrido que eu conheço com as cores predominantes em amarelo e vermelho. É bastante invulgar e apenas vi à venda uma única vez, tendo-o comprado há dois anos num "gardencenter" aqui no Norte.

sábado, 21 de maio de 2011

Dendrobium lindleyi



Espécie de pequeno porte com longas hastes florais e flores com cerca de 5 cm, levemente perfumadas.
Família: Orchidaceae
Género: Dendrobium
Espécie: lindleyi
Habitat natural: Montanhas da China, Índia, Birmânia, Tailândia, Laos, Cambodja e Vietname, em altitudes até cerca de 1300 metros.
Cultivo: Está cultivada em substrato para orquídeas epífitas, em ambiente temperado e com bom grau de humidade. Na época vegetativa aprecia regas e fertilizações regulares, necessitando de um período de repouso no Inverno.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dendrochilum wenzelii



Orquídea de pequeno/médio porte, cultivada em ambiente temperado, apresentando diversas hastes florais com dezenas de minúsculas flores vermelhas.
Família: Orchidaceae
Género: Dendrochilum
Espécie: wenzelii
Habitat natural: Planta epífita das florestas montanhosas da Filipinas, em altitudes entre os 500 e os 1000 metros.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oncidium



Cultivo este Oncidium há já vários anos, sem conhecer a sua identificação. Penso tratar-se de um híbrido primário.
Costuma florescer duas vezes por ano, apresentado longas hastes com dezenas de flores, ligeiramente perfumadas. É de muito fácil cultivo.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Orquídeas do Azibo 2011







No passado fim-de-semana revisitei a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, este ano um pouco mais tarde do que em 2010, o que me permitiu encontrar algumas novidades em termos de orquídeas, sendo algumas delas bastante raras. É um local belíssimo, onde podemos aliar a observação de orquídeas a uma paisagem única.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Phalaenopsis wilsonii




Como até aqui apenas cultivei alguns híbridos, esta é a minha primeira floração de Phalaenopsis "espécie" . As suas flores,  para além de belas, são surpreendentemente perfumadas, sendo, para mim, uma agradável surpresa e uma mais valia.
Família: Orchidaceae
Género: Phalaenopsis
Espécie: wilsonii
Habitat natural: Florestas montanhosas do sul de Yunnan, na China, crescendo entre os 800 e os 2200 metros de altitude.
Cultivo: Esta espécie miniatura adapta-se bem a ambientes temperados/frescos, devendo ser cultivada "montada" numa placa de cortiça e necessitando, por este motivo, de regas constantes durante quase todo o ano, à excepção da época mais fria.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dendrobium densiflorum CDOG-1




Adquirido em 2010, este belo clone de "Dendobium densiflorum" floresceu a primeira vez e foi uma agradável surpresa, pelo amarelo intenso das suas flores.
Família: Orchidaceae
Género: Dendrobium
Espécie: densiflorum
Variedade: CDOG-1
Habitat natural: Desenvolve-se como planta epífita ou rupícola, nos troncos da árvores das florestas do Nepal, Birmânia, Tailândia, Laos, Índia, China, Bangladesh e Vietname, em altitudes entre os 1100 e os 1800 metros.
Cultivo: Adapta-se bem a ambientes temperados, com bastante luz mas sem sol directo, devendo ser cultivado em substratos para orquídeas epífitas, com humidade constante e fertilizações regulares. Necessita  de um período de repouso durante o Inverno.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Maxillaria variabilis


Espécie de pequeno porte, com flores de longa duração, levemente perfumadas. Existe uma variedade de flor vermelha.
Família: Orchidaceae
Género: Maxillaria
Espécie: variabilis
Habitat natural: Desenvolve-se como planta epífita, nas árvores das florestas húmidas, a altitudes entre os 500 e os 2500 metros, no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Belize, Honduras, El Salvador, Equador, Colômbia e Panamá.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Miltonia cuneata



Esta espécie de médio porte floresce regularmente no início da Primavera e possui flores bem contrastadas e levemente perfumadas.
Família: Orchidaceae
Género: Miltonia
Espécie: cuneata
Habitat natural: Florestas das montanhas húmidas do Brasil, a altitudes entre os 800 e os 1000 metros, desenvolvendo-se como planta epífita.
Cultivo: Deve ser cultivada em ambientes temperados, em vaso médio e  substrato para orquídeas epífitas, constantemente húmido, mas sem excessos de água.