terça-feira, 15 de novembro de 2022

Trichoglottis atropurpurea

A Trichoglottis atropurpurea é uma espécie epífita, nativa das Filipinas, desenvolvendo-se em florestas tropicais de baixa altitude, quentes e húmidas, desde o nível do mar até aos 300 metros de altitude. Na minha estufa, floresce sempre no final do Verão e durante o Outono.

É cultivada na estufa temperada quente, em local com excelente luminosidade, mas sem sol direto, com elevado teor de humidade relativa e boa ventilação. Está montada num pequeno cesto suspenso, sem qualquer substrato, tal como as Vandas. Durante as épocas mais quentes e secas do ano é regada quase diariamente, reduzindo drasticamente as regas se o tempo for frio e chuvoso. Aplico o fertilizante Akerne's Rain Mix, duas a três vezes por semana, diluindo em cada litro de água apenas metade da dose indicada pelo fornecedor (1 grama para cada 4 litros de água). Durante o Inverno suspendo todas as fertilizações.



Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

Trichoglottis atropurpurea | Plants of the World Online | Kew Science

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Elleanthus capitatus

A Elleanthus capitatus é uma belíssima orquídea, a cultivar em ambientes temperados quentes e com elevado teor de humidade relativa. É nativa em diversos países da América Central e da América do Sul, como o México, Guatemala, Honduras, Belize, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Costa Rica, Panamá, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e o Brasil, podendo desenvolver-se de forma epífita, litófila ou terrestre, em florestas situadas entre os 40 e os 3800 metros de altitude.



Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew