quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cattleya (híbrido)

 
 Este é mais um híbrido de Cattleya que floresce com regularidade, sempre na Estação mais fria do ano. Pelas características da flor, parece ter como "parente próximo" a Cattleya loddigesii, que é umas das espécies deste género que suporta temperaturas mais baixas. Gosto da simplicidade das suas flores e da forma do seu labelo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Natal

Votos de um Feliz Natal e um Bom Ano de 2013, a todos com quem tenho tido o privilégio de partilhar experiências, ideias, conhecimentos... e a todos os que visitam este Blog.
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cymbidium (híbrido)

 
 
 
Este Cymbidium foi uma maravilhosa prenda de Natal. É mais um híbrido que recentemente apareceu no mercado e que se destaca pela sua cor quase negra, sobretudo no seu labelo. Gosto particularmente  destas cores pouco usuais e também da forma perfeita das suas flores.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Paphiopedilum (híbrido)

 
 
Esta é também, por excelência, a época de floração das plantas do género Paphiopedilum, sobretudo para a maioria dos híbridos. São flores de longa duração, por vezes durante vários meses, bastante exóticas e de formas peculiares, no domínio das orquidáceas.
São também plantas pouco exigentes no que toca a temperaturas, exigindo apenas locais com sombra, não tolerando nunca o sol directo,  substrato sempre húmido mas com boa drenagem, sem encharcar.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Maxillaria picta

 
 
Esta é a única Maxillaria da minha colecção a florescer em pleno Inverno. É uma espécie que dá sempre florações abundantes e bem perfumadas. E o seu maravilhoso perfume, por si só, já é um bom argumento para apostar no seu cultivo.
Pode ser observada, no seu estado natural, no Brasil e Argentina, como uma planta epífita e raramente como litófila.
É uma espécie de fácil cultivo, em vaso pequeno e substrato para epífitas. Regas e fertilizações regulares nas épocas mais quentes do ano, reduzindo significativamente no Inverno. Mudar de vaso apenas quando absolutamente necessário, pois esta não gosta de mudanças, tendo por vezes dificuldade em florir novamente.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cymbidium (híbrido)

 
 
Cada vez mais vão aparecendo novos híbridos de Cymbidium e, para os aficionados deste género, é difícil resistir a comprar alguns. Este é um dos mais recentes e gostei das suas flores completamente brancas, com máculas vermelhas no labelo. Mesmo com falta de espaço, vamos sempre arranjando lugar para mais um.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Dias Brancos na Serra Amarela

Por vezes, nos fins-de-semana, é altura de deixar as orquídeas descansar e "remar" rumo à serra, em busca de cenários diferentes e regeneradores, do físico e da alma. Desta feita, subimos a nossa vizinha Serra Amarela, num dia extremamente frio. Deparámo-nos com paisagens muito belas e diferentes do habitual, durante a maior parte do ano, e que, na época  de Inverno, podemos desfrutar com alguma frequência.
 








terça-feira, 27 de novembro de 2012

Isabelia virginalis

 
 
 
Esta deliciosa miniatura está mais uma vez em plena floração e, de ano para ano,, vai apresentando cada vez mais flores, à medida que a planta vai crescendo.
É uma orquídea de crescimento lento e que tem como curiosidades, para além das suas belas flores cerosas, a forma como os pseudobulbos são constituídos e a sua  parte foliar em forma de agulhas.
É originária da parte oriental do Brasil, onde pode ser observada, desenvolvendo-se de forma epífita e rastejante.
Sendo uma planta pouco exigente no seu cultivo, deve, preferencialmente, ser montada numa placa de cortiça ou de madeira, em ambiente temperado. Regas e fertilizações regulares ao longo de todo o ano, com ligeira redução no Inverno.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cymbidium (híbrido)

 
 
Este híbrido de Cymbidium conserva todas as características de um dos seus progenitores, o Cymbidium erythraeum: a sua beleza, as formas apuradas e um suave e delicioso perfume. Está entre um dos meus preferidos deste género. Tem também a faculdade de ser uma planta de fácil cultivo, suportando temperaturas baixas e vários tipos de substrato.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ascofinetia ou Vandofinetia?

 
 
Esta é a Vandácea há mais tempo na minha colecção. Adquiri este híbrido, há uns anos atrás, num horto da região centro do país, sem qualquer identificação. Penso tratar-se de uma Ascofinetia, híbrido entre os géneros Asconcentrum e Neofinetia. Contudo, não é de excluir a hipótese de ser uma Vandofinetia, híbrido entre uma Vanda e uma Neofinetia. Fica, apesar de tudo, a beleza e delicadeza das suas flores.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ascocenda Sweet Pea 'Ruby' HCC/AOS

 
 
Esta é uma Ascocenda muito conhecida e premiada internacionalmente, com flores de formas perfeitas e de cor intensa mas suave. É de fácil cultivo, necessitando apenas de um ambiente com bom grau de humidade e algum aquecimento nos períodos mais frios do Inverno.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ascocendas...

 
As Vandas e as Ascocendas (híbridos) encontram-se em flor a maior parte do ano. Quase todas elas florescem duas a três vezes ao longo do ano e, como as suas florações são de longa duração, elas exibem os seus coloridos vistosos e intensos por muito tempo. Os híbridos, destes géneros, têm também a vantagem de serem plantas mais resistentes e de fácil cultivo, do que a maioria das espécies.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cymbidium erythrostylum

 
 
 
Esta é a primeira floração deste belo Cymbidium, com apenas duas flores, embora, quando planta mais adulta, possa apresentar acima de 4 flores por haste.
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: erythrostylum
Habitat natural: Planta epífita ou terrestre, das florestas de média a elevada altitude (à volta dos 1400 a 1600 metros), do Vietname.
Cultivo: De fácil cultivo, suportando temperaturas baixas e adaptando-se a muitos tipos de substrato. Costuma florescer no final do Verão ou em pleno Outono.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Phalaenopsis lindeni

 
 
A minha Phalaenopsis lindeni está, este ano, uma planta mais robusta e com uma bela haste floral, apresentando imensos botões, que vão abrindo sucessivamente ao longo de vários meses.
Sendo originária das Filipinas, é uma espécie de fácil cultivo e que suporta temperaturas muito baixas, comparativamente com a maioria das espécies deste género. Deve ser cultivada "montada" numa placa de cortiça, exigindo apenas regas frequentes nas estações mais quentes e secas e adubações regulares.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Spiranthes spiralis

 
 
 
 
 

A Spiranthes spiralis é a única espécie das orquídeas silvestres que, em Portugal, floresce em pleno Outono. É uma planta de pequeno porte, de flores brancas, com um tom esverdeado no labelo e bem perfumadas.
Pode ser observada por quase toda a Europa, Médio Oriente e mesmo no norte de África, nos mais diversificados ambientes. Esta espécie tem também outra característica peculiar; a parte foliar da planta desenvolve-se apenas depois desta ter já a haste floral completa.
 
Obs. Fotos recolhidas nos concelhos de Condeixa, Ansião e Penela, em 23-10-2012.