A Maxillaria phoenicanthera é uma espécie de pequeno a médio porte com algumas semelhanças com a Maxillaria picta, mas com diferenças consideráveis na parte posterior das pétalas e sépalas, bem como no perfume que exala.
Família: Orchidaceae Género: Maxillaria Espécie: phoenicanthera
Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma epífita ou litófila, proveniente das florestas de baixa a média altitude, até cerca dos 800 metros, nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, no Brasil.
Cultivo: Sendo uma planta que se desenvolve em altitudes pouco elevadas, necessita de ser cultivada em ambientes temperados ou quentes. O local de cultivo deve ser algo sombreado, sem nunca apanhar sol direto, com boa ventilação e bom grau de humidade.
Está cultivada montada num pedaço de madeira (videira seca), mas também pode ser cultivada em vaso pequeno a médio, em substrato para epífitas. Quando cultivada montada, necessita de maior frequência na aplicação das regas, sobretudo na Primavera e no Verão.
Aplico o fertilizante Akerne Rain Mix a partir de meados de Março, até meados do Outubro, duas a três vezes por semana, em doses de baixa concentração. Suspendo durante o Inverno ou quando as condições climatéricas estejam demasiado húmidas e frias.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Linda orquídea Américo, parabéns! E as explicações - como sempre - bastante explicativas e por isso importantes! Grande abraço!
ResponderEliminarObrigado Jalo.
EliminarUm abraço
Me encanta. Besitos.
ResponderEliminarObrigado Teresa.
EliminarBeijos
Olá Américo
ResponderEliminarTenho uma parecida, que vc identificou para mim,
elas são muito perfumadas, que dá mais prazer
em cultivar.
Abraço.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Simone, o perfume é realmente uma maravilha, além da beleza das suas flores. Como a maioria das espécies das Maxillaria são muito perfumadas, este é um género que eu aprecio muito.
EliminarUm abraço