O Bulbophyllum annandalei é uma das espécies deste género que tolera temperaturas um pouco mais baixas, sendo uma planta compacta, com pseudobulbos cónicos e uma única folha apical, bem espessa. Produz belas inflorescências, longas e em forma de umbela. É uma planta epífita, proveniente da Malásia e da Tailândia, desenvolvendo-se em florestas situadas à volta dos 1000 metros de altitude.
O cultivo é feito em estufa temperada, com as mínimas à volta dos 10 a 12 graus e as máximas entre os 32 a 34 graus. O ambiente de cultivo possui um elevado teor de humidade relativa (entre 60 a 70%), sombra parcial e boa ventilação.
Utilizo um vaso baixo e largo, em suspensão, com um substrato composto por uma mistura de casca de pinheiro média e fina, argila expandida e uma percentagem mais reduzida de esfagno e perlite.
As regas devem ser as necessária para manter o substrato apenas ligeiramente húmido, sendo mais frequentes durante o tempo quente e seco e bastante mais espaçadas durante os períodos mais frios chuvosos, evitando mesmo regar se o tempo for demasiado frio e húmido. Fertilizo com o Akene´s Rain Mix, duas a três vezes por semana, aplicando apenas metade da dose aconselhada para cada litro de água. Durante a segunda metade do Outono e no Inverno suspendo todas as fertilizações.
Referências bibliográficas:
Magnífica planta e excelentes Fotos.
ResponderEliminarA sua planta está magnífica...obg por falar do cultivo, tenho um e vou adaptar as minhas condições.
ResponderEliminar