A Restrepia cymbula apresenta uma das flores mais pequenas deste género, com cerca de 1 cm, de aspeto coriáceo e com formas bem peculiares, que se diferenciam claramente das suas congéneres.
Família: Orchidaceae Género: Restrepia Espécie: cymbula
Habitat natural: Esta é uma espécie exclusiva do Equador, onde se desenvolve de forma epífita, geralmente em habitats de florestas algo densas, de média altitude.
Cultivo: Está num vaso pequeno, de 6 cm de diâmetro, num substrato que garante sempre um bom grau de humidade, composto por casca de pinheiro fina, alguma perlite e algum esfagno.
Esta espécie necessita de temperaturas intermédias, um pouco mais elevadas do que a maioria, local sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa.
As regas, ao longo de todo o ano, devem ser as necessárias para manter o substrato ligeiramente húmido, sem encharcar, mas nunca deixando secar totalmente, sobretudo por períodos prolongados de tempo.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração, nunca aplicando mais de metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. Como faço com a generalidade das orquídeas, no Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/rescymbula.htm
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Um gênero incrível; que eu não tenho, mas pretendo conseguir! Abraço.
ResponderEliminarConcordo plenamente Jalo. E não é de difícil cultivo. Abraço
Eliminar