A Maxillaria hennisiana é uma planta de pequeno porte, de pseudobulbos ovais, lateralmente achatados e sulcados, com uma única folha apical, ereta e elíptica. As suas inflorescências solitárias surgem no final da primavera e Início do Verão, em "tufos" algo densos, com flores levemente perfumadas.
Família: Orchidaceae Género: Maxillaria Espécie: hennisiana
Habitat natural: É uma espécie epífita que se desenvolve em locais quentes e húmidos, em pântanos de mangue e florestas primárias, entre os 100 e os 1000 metros de altitude, na Colômbia, no Equador e no Panamá.
Cultivo: Esta é uma espécie a ser cultivada em ambiente temperado/quente, onde as temperaturas mínimas de Inverno nunca deverão descer abaixo dos 12 a 14 graus. O local de cultivo é sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar.
Utilizo um vaso com cerca de 10 cm de diâmetro e um substrato constituído maioritariamente por casca de pinheiro média e fina (ORCHIATA), alguma argila expandida e alguma perlite.
Rego de forma a manter o substrato apenas ligeiramente húmido o ano todo, nunca o deixando secar totalmente, mas evitando o encharcamento, que pode ser muito prejudicial para a planta.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração, colocando apenas 50% da dose indicada pelo fornecedor por cada litro de água. Durante todo o Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/maxhennisiana.htm
http://apps.kew.org/wcsp/qsearch.do;jsessionid=9C41CFCF0334FDD3FB4AE7C193468B84
Sem comentários:
Enviar um comentário