A Coelogyne huettneriana é uma espécie de pequeno a médio porte, de pseudobulbos oblongo-ovados, com duas folhas elípticas, alongadas e agudas na ponta. As suas inflorescências surgem a partir dos novos pseudobulbos, longas e arqueadas, compostas por diversas flores, com um perfume suave e almiscarado.
Família: Orchidaceae Género: Coelogyne Espécie: huettneriana
Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma epífita e ou litófila, em espaços abertos, nas florestas do Vietname, do Laos, da Tailândia e da Birmânia, em altitudes que podem oscilar entre os 1100 e os 1200 metros.
Cultivo: Está num pequeno vaso suspenso, em substrato composto à base de casca de pinheiro, argila expandida e alguma perlite.
É cultivada na estufa temperada quente, embora esta espécie possa suportar algum frio durante o Inverno. O ambiente é parcialmente sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar.
Rego com frequência na fase de desenvolvimento da planta, reduzindo consideravelmente as regas durante o Inverno. O substrato deve manter-se sempre ligeiramente húmido, mas sem excessos de água.
Aplico o fertilizante Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas (cerca de metade da dose aconselhada pelo vendedor). Durante todo o Inverno suspendo as fertilizações.
http://orchidspecies.com/coelhuettneriana.htm
http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=45083
Sem comentários:
Enviar um comentário