quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Gastrochilus retrocallus

Esta espécie miniatura é mais conhecida nos meios orquidófilos pelo seu sinónimo: Haraella retrocalla.  Questões taxonómicas à parte, é realmente uma planta surpreendente, não só pelo seu pequeníssimo porte, como também pelo tamanho e beleza das suas flores. É uma espécie a não perder, sobretudo para os apreciadores de miniaturas. Manifesta desenvolvimento monopodial, com folhas carnudas, oblongas lanceoladas: As suas florações são relativamente curtas, geralmente com 2 a 3 flores por haste, nunca abrindo todas em simultâneo.

Família: Orchidaceae          Género: Gastrochilus         Espécie: retrocallus

Habitat natural: É uma espécie endémica de Taiwan, onde se desenvolve em florestas antigas, em altitudes que podem oscilar entre os 1000 e os 2200 metros, quase sempre em locais parcialmente sombreados.




Cultivo: É uma espécie que deve ser preferencialmente cultivada montada numa pequena placa de cortiça, em local sombreado, mas com boa luminosidade. O ambiente pode ser temperado a temperado frio, com boa ventilação e alto teor de humidade.
As regas devem ser frequentes e abundantes nas estações mais quentes e secas do ano, reduzindo consideravelmente no Inverno.
Aplico o fertilizante Akerne Rain Mix, duas vezes por semana, em doses de baixa concentração. No Inverno suspendo nas fertilizações.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://apps.kew.org/wcsp/qsearch.do;jsessionid=FA0B6B0282DF03BABDB920878FA4158

4 comentários: