A Maxillaria meleagris é uma espécie de pequeno a médio porte, cujas flores apresentam cores invulgares, destacando-se o seu belo labelo, com um agradável aroma a coco, algo intenso. Os pequenos pseudobulbos têm forma elipsoide/ovoide, ligeiramente achatados, portadores de uma única folha apical, linear-lanceolada e meio coriácea. As inflorescências singulares surgem da base dos novos pseudobulbos, geralmente em grupos, que abrem quase simultaneamente.
Família: Orchidaceae Género: Maxillaria Espécie: meleagris
Habitat natural: É uma planta epífita, que se desenvolve em habitas de média e elevada altitude, entre os 1500 e os 2500 metros, em florestas tropicais, com elevado grau de humidade, do México e da Guatemala.
Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa temperada-quente, em ambiente sombreado, bem arejado e com elevado grau de humidade.
Utilizo um vaso pequeno (cerca de 10 cm de diâmetros) e um substrato composto essencialmente por casca de pinheiro média, alguma argila expandida e alguma perlite.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, nunca deixando encharcar. Quando este apresentar sinais de degradação deve ser mudado.
Fertilizo duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração, utilizando o Akerne Rain Mix. No Inverno deixo de aplicar fertilizações e reduzo drasticamente as regas.
Realmente são flores muito belas! Parabéns!
ResponderEliminarObrigado Jalo! Abraço.
Eliminar