Esta invulgar e belíssima orquídea, o Elleanthus capitatus, cuja porte e aspeto é algo semelhante às Sobralia, está comigo há cerca de cinco anos e esta é a sua primeira floração. A planta desenvolve-se bem, mas parece que, no nosso clima, tem alguma dificuldade em florir. Mesmo assim valeu a espera, pois é uma agradável surpresa ver este conjunto de pequíssimas flores.
Família: Orquidaceae Género: Elleanthus Espécie: capitatus
Habitat natural: Podemos apreciá-la, no seu estado natural, numa vasta área da América Central e da América so Sul, em países como o México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador, Colômbia, Panamá, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Brasil, Cuba, República Dominicana, Jamaica, Haiti, Trinidad e Tobago, Ilhas Leewards e Ilhas Winward.
No seu habitat, pode desenvolver-se como planta de médio a grande porte, de forma epífita, terrestre ou litófila, nas florestas nebulosas e húmidas, em altitudes que podem oscilar entre os 40 e os 3800 metros.
Cultivo: Está cultivada num vaso médio, em substrato com uma mistura para terrestres e epífitas, em local algo sombreado, mas com boa luminosidade. Ambiente temperado/quente, com elevado grau de humidade e bem ventilado.
As regas devem ser as suficientes para manter o substrato sempre húmido, mas nunca encharcado.
Aplico fertilizante (Akerne Rain Mix) duas vezes por semana, suspendendo-o durante o Inverno.
Dependendo da proveniência da planta que cultivamos, pode também ser propiciado um ambiente de cultivo ligeiramente mais frio.
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Mais uma raridade, sublime e que desapercebidos não notam sequer que é orquídea.
ResponderEliminarAbraço.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Concordo consigo Simone. Esta espetacular orquídea passa despercebida aos olhares menos atentos ou menos conhecedores desta família de plantas.
EliminarUm abraço