O Paphiopedilum purpuratum é uma espécie muito distinta, belíssima na folhagem e na floração, relativamente fácil de cultivar e que tem a vantagem de ocupar pouco espaço.
Família: Orchidaceae Género: Paphiopedilum Espécie: purpuratum
Habitat natural: Espécie de pequeno porte, que tanto se pode manifestar como planta terrestre, epífita ou litófila, em zonas calcárias, nas florestas à volta de Hong, no sudeste da China e no Vietname, entre os 1200 e os 1600 metros de altitude. Encontra-se sempre em habitats com bastante sombra, entre as rochas e as raízes de bambu.
Cultivo: Está a ser cultivada num pequeno vaso, com substrato para epífitas, à base de casca de pinheiro, bocados de cortiça, argila expandida e perlite.
Necessita de ambientes temperados a quentes, com bom grau de humidade e com boa sombra.
O substrato deve manter-se constantemente húmido. Contudo, tem que haver o cuidado de nunca encharcar ou ficar demasiado compacto ou degradado.
Aplicar fertilizações constantes, duas a três vezes por semana, com doses de baixa concentração, ao longo da Primavera, Verão e parte do Outono. A partir de meados do Outono suspender as fertilizações e reduzir bastante o número de regas.
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Muito bela, a coloração de suas flores provocam uma ótima imagem para os nossos olhos! Grande abraço e parabéns!
ResponderEliminarObrigado Jalo.
EliminarGrande abraço
É uma bela espécie que não tive sorte, devo ter feito algo errado.
ResponderEliminarAbraço.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Simone, vale a pena uma nova tentativa. Obrigado pela visita e pelo comentário.
EliminarAbraço