Desde que está comigo, há cerca de dois anos, esta é a 1ª floração desta Maxillaria amparoana. Uma floração ainda tímida, mas mais uma a juntar à minha coleção, deste género tão peculiar. As flores são de média dimensão, com cores muito suaves e detalhes preciosos.
Também pode aparecer com a denominação de Maxillaria ringens, sendo as duas consideradas sinónimas, naturalmente provenientes do mesmo habitat.
Família: Orchidaceae Género: Maxillaria Espécie: amparoana
Habitat natural: Espécie epífita, de médio porte, que se desenvolve nas florestas tropicais, densas e altas, do México, Belize, Honduras, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Peru, Colômbia, Equador e Trinidad, entre os 300 e os 1700 metros de altitude.
Cultivo: Está cultivada num vaso médio, em substrato para epífitas, com uma percentagem maior de casca de pinho, alguma cortiça, fibra de coco, argila expandida e perlite, de forma a permitir um bom arejamento das raízes e capacidade de drenagem rápida.
O substrato deve manter-se sempre húmido e as fertilizações devem ser regulares e constantes (duas a três vezes por semana com o adubo AKERNE RAIN MIX), na fase de desenvolvimento da plantas. Suspender estas durante o Inverno, mantendo apenas o substrato ligeiramente húmido.
Deve permanecer num local sombreado, sem sol direto, bem ventilado e com temperaturas entre os 10 e os 30 a 32 graus.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Belíssima de Maxillaria...acho que como já dito outras vezes, é mt difícil para mim o cultivo deste gênero, por causa da alta temperatura, aqui no Nordeste do Brasil!
ResponderEliminarGrande abraço!
Jalo, é pena. É um género muito especial para mim. Em compensação têm aí orquídeas maravilhosas.
EliminarGrande abraço
Boa tarde Américo
ResponderEliminarEu já conheço uma muito parecida que deve ser da mesma familia, se pode-se chamar assim, quer dar uma olhada neste link para vê-la?
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/2014/01/continue-frase.html
Abraço.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Ola Simone,
EliminarEstive a ver o seu Blog, na página que em indicou, e a sua planta ´´e do mesmo género que esta que publiquei, mas de uma espécie diferente. A sua ´´e uma Maxillaria picta, também belíssima.
Um abraço
Obrigado vou deixar anotado o nome que eu não sabia.
EliminarAbraço.