quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Maxillaria funicaulis

 

 


Já há muito tempo que pretendia adquirir uma Maxillaria funicaulis. A oportunidade surgiu na primeira Exposição Internacional de Orquídeas de Lisboa, em Outubro passado, organizada pela APO. Esta é a primeira floração desta espécie, que ultrapassou as minhas expetativas, pela beleza singular das suas pequenas flores. Mais uma maravilha da natureza, proveniente da América do Sul.
 
Família: Orchidaceae           Género: Maxillaria          Espécie: funicaulis
 
Habitat natural: Espécie de médio porte, que se pode desenvolver de forma epífita ou terrestre, nas florestas chuvosas e húmidas, em altitudes entre os 2000 e os 2600 metros, no Equador, na Bolívia e no Peru.
Os seus pequenos pseudobulbos, de forma achatada, vão-se desenvolvendo sucessivamente, formando hastes ascendentes, com espaços consideráveis entre si. Desta forma, a planta cresce mais em altura do que em largura.
 
Cultivo: Devido à sua origem ser de habitats de altitude considerável, esta espécie pode ser cultivada em estufa fria ou mesmo no exterior, desde que em local resguardado.
A minha planta está cultivada num vaso médio, em substrato para epífitas (casca de pinheiro média, alguns pedaços de tijolo e perlite).
O ambiente de cultivo requer sombra moderada o ano todo, boa circulação de ar e elevado grau de humidade.
Estou a utilizar o fertilizante AKERNE RAIN MIX, em doses de baixa concentração, duas vezes por semana. Como faço com todas as orquídeas, suspendo o fertilizante a partir de meados do Outono e Inverno, retomando logo no início da Primavera.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. De aspecto muito elegante esta Maxillaria! Eu teria dúvida em percebê-la nesta gênero, as flores são diferenciadas! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Jalo, este é um género muito diversificado e que está sofrendo alterações taxonómicas. Esta espécie é um dos casos, sendo atualmente considerada já como um género distinto, o género Maxillariella. Contudo, por alguns ainda é denominada como Maxillaria.
      Grande abraço

      Eliminar