segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Laelia gouldiana


 


A Laelia gouldiana produz hastes florais tão compridas (mais de um metro) que até é difícil fotografar a planta no seu conjunto. Destaca-se, nesta altura do ano, como um manancial de cor, para além do seu doce e suave perfume. É uma das mais bonitas espécie Mexicanas do género Laelia, com predominância para o belíssimo labelo das suas flores.
 
Família: Orchidaceae         Género: Laelia         Espécie: gouldiana
 
Habitat natural: Espécie epífita de médio porte, de zonas montanhosas (à volta dos 1550 metros de altitude), sendo oriunda do Estado de Hidalgo, no México.
 
Cultivo: Vaso médio com substrato para epífitas, com excelente capacidade de drenagem e arejamento.
Requer ambiente com boa luminosidade, podendo apanhar sol direto durante as horas de menor incidência. Pode ser cultivada em estufa fria ou mesmo no exterior, desde que não apanhe geadas ou locais com temperaturas demasiado baixas.
Regar e fertilizar com frequência na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos, para que estes possam atingir o máximo de vigor e dar origem a boas hastes florais, reduzindo drasticamente as regas a partir de meados do Outono e Inverno e suspendendo mesmo a aplicação de fertilizantes.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: