quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Coelia bella




 
A Coelia bella é uma planta de médio a grande porte, com pseudobulbos ovalados ou elípticos, de cor verde azeitona, encimados por  3 a 5 folhas estreitamente lanceoladas e de cor verde brilhante. A haste floral surge junto aos novos pseudobulbos, depois destes atingirem a maturidade. Cada inflorescência pode comportar à volta de 6 ou mais flores, com cerca de 5 a 7 cm de dimensão, dispostas em sentidos diversos, com pétalas e sépalas de cor branca predominante, sendo as sépalas rosadas nas extremidades e com um belo labelo amarelo . Tal como o nome científico deixa pressupor, as sua inflorescência é de muito belo efeito, de cores bem contrastadas e delicadas e com um perfume suave.
 
Família: Orchidaceae         Género: Coelia         Espécie: bella
 
Habitat natural: Espécie terrestre, por vezes epífita, que pode ser observada, no seu estado natural, nas florestas chuvosas e húmidas de média altitude, entre os 500 e os 1500 metros, na Guatemala, no México e nas Honduras.
 
Cultivo: Cultivada em vaso médio/grande, em substrato para epífitas, essencialmente composto por casca de pinheiro média/fina, perlite e argila expandida, devendo garantir uma boa capacidade de drenagem.
O ambiente de cultivo deverá ser temperado a temperado/ quente durante todo o ano, com elevado grau de humidade e sombreado.
Regar de forma a manter o substrato quase sempre húmido. As regas devem ser mais frequentes e abundantes na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos, que coincide fundamentalmente com as estações da Primavera e do Verão, reduzindo bastante no Inverno. As fertilizações também deverão ser regulares nesta fase, umas duas vezes por semana, com adubo AKERNE RAIX MIX, podendo depois ser suspensas a partir de meados do Outono até ao surgimento dos novos pseudobulbos.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Não conhecia. É bastante interessante e, de facto, o contrate das cores da flor dão-lhe um toque de sublime. Gostei imenso. Parabéns pelo cultivo. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Lindíssima esta orquídea..."tenho visto" poucas neste gênero, mas sempre muito elegantes! Há algum tempo eu busco uma muda desta orquídea, mas são sempre muito caras, pelo menos nos locais que costumo pesquisar!
    Parabéns e grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, pena não poder importar aqui da Europa, onde elas são a preços bastante aceitáveis. Espero que um dia possa concretizar o seu desejo.
      Grande abraço

      Eliminar