Esta Bifrenaria mellicolor foi adquirida em 2013 na Expo do Porto. Na altura era uma planta em muito mau estado (desidratada) e pouco robusta. Com um pouco de paciência e alguma espera, está agora com a sua primeira floração. Valeu a pena o esforço, pois é uma espécie pouco comum entre os colecionadores.
As suas florações podem ser algo variáveis na cor, destacando-se a elegância e as formas caraterísticas das suas flores, que a tornam tão peculiar.
Família: Orchidaceae Género: Bifrenaria Espécie: mellicolor
Habitat natural: Espécie epífita de pequeno porte, que se manifesta no seu estado natural em montanhas de baixa a média altitude, entre os 500 e os 1000 metros, em florestas de acentuada pluviosidade, nos Estados do Espírito Santo, Baía e Rio de Janeiro, no Brasil.
Cultivo: Está na estufa, em ambiente temperado quente, com sombra moderada, elevado grau de humidade e boa circulação de ar.
O substrato utilizado é uma mistura para epífitas, composto maioritariamente por casca de pinheiro média e, em menores porções, fibra de coco, argila expandida, cortiça e perlite.
Rego com frequência nas estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente no Inverno. O substrato deve secar ligeiramente entre regas.
Aplico fertilizante Akerne Rain Mix, duas vezes por semana, tanto nas folhas como nas raízes. Suspendo as fertilizações durante a segunda metade do Outono e no Inverno.
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Lindíssima orquídea brasileira! As fotos ficaram incríveis ("ela fotografa muito bem")... Ao que parece, ela escancara-se para atrair polinizadores! Abraço!
ResponderEliminarObrigado Jalo, pelo seu precioso comentário. O Brasil tem orquídeas maravilhosas.
EliminarUm abraço
Muy linda. Besitos.
ResponderEliminarObrigado Teresa.
EliminarBeijos