quinta-feira, 14 de junho de 2018

Cattleya aclandiae 'Iguassu x Valley Isle'

Cattleya aclandiae 'Iguassu x Valley Isle' é uma bonita variedade desta fascinante e perfumadíssima espécie. É uma das planta de menor porte no género Cattleya, de pequenos pseudobulbos e bifoliada. As suas folhas são elípticas e espessas, manchadas de tons avermelhados e as suas inflorescências, curtas, trazem 1 a 2 flores cerosas, de longa duração e de cores belamente contrastadas.

Família: Orchidaceae     Género: Cattleya     Espécie: aclandiae    var. 'Iguassu x Valley Isle'
,
Habitat natural: Espécie epífita, proveniente de habitas quentes e relativamente secos, de baixa altitude, geralmente junto à costa, no Estado na Bahia, no Brasil. Desenvolve-se em altitudes que podem oscilar entre os 100 e os 400 metros.




Cultivo: É uma espécie a ser cultivada em ambientes bem quentinhos, não suportando o nosso frio de Inverno. Esta minha planta é cultivada todo o ano na estufa aquecida, onde as temperaturas mínimas raramente descem abaixo dos 13 a 14 graus. O local de cultivo tem boa luminosidade mas sem sol direto, boa ventilação e elevado teor de humidade do ar (geralmente acima dos 60%).
Está num pequeno cesto de madeira suspenso, num substrato composto por casca de pinheiro grossa (ORCHIATA) e argila expandida. 
No Verão rego com frequência, 3 a 4 vezes por semana, reduzindo drasticamente o número de regas durante os Inverno (apenas as necessárias para não deixar desidratar a planta). Se cultivada em vaso o número de regas deve ser inferior e o substrato deve secar bem entre as mesmas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada para cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/cataclandiae.htm

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=35779

4 comentários: