quarta-feira, 20 de junho de 2018

Maxillaria elatior

Maxillaria elatior é uma espécie que pode apresentar alguma variabilidade nas suas florações, sendo uma planta de tamanho médio/grande, com um comportamento de crescimento na vertical. As suas inflorescências são solitárias, com flores que atingem os 5 cm de dimensão, de aspeto ceroso e belamente coloridas.

Família: Orchidaceae          Género: Maxillaria          Espécie: elatior

Habitat natural: Planta epífita, que se desenvolve sobre os galhos/troncos maiores das árvores, em florestas de folha persistente, em zonas montanhosas e em altitudes entre os 400 e 1500 metros. Pode ser observada, no seu habitat natural, em países como o México, a Costa Rica, a Nicarágua, as Honduras, o Belize e a Guatemala.




Cultivo: É uma espécie que, apesar de ser referenciada para climas temperados, se tem adaptado bem na minha estufa fria, onde as temperaturas, esporadicamente, descem até perto dos zero graus. Está num local bem sombreado, vem ventilado e com bom teor de humidade do ar.
Utilizo um vaso médio, com cerca de 15 cm de diâmetro, com um substrato à base de casca de pinheiro de média granulometria (70%), argila expandida (25%) e perlite (5%). Rego o necessário para manter apenas o substrato ligeiramente húmido, evitando encharcamentos. Quando o substrato evidenciar sinais de degradação deve ser substituído por novo.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com metade da dose indicada pelo fabricante, para cada litro de água. No Inverno deixo de aplicar fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/maxieliator.htm

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

2 comentários: