segunda-feira, 11 de junho de 2018

Cattleya iricolor

A Cattleya iricolor é uma das espécies deste género, do grupo das unifoliadas, com flores relativamente pequenas que, embora não primando pelas formas mais desejadas, compensam pela extrema beleza das suas cores e pelo seu magnífico e intenso perfume. Sendo a primeira floração desta minha planta, fiquei imensamente satisfeito com o resultado. De notar que é já uma espécie rara no seu habitat natural.

Família: Orchidaceae         Género: Cattleya         Espécie: iricolor 

Habitat natural: Desenvolve-se como planta epífita sobre galhos de árvores bem altas, em florestas húmidas, que se situam entre os 400 e os 1200 metros de altitude. É nativa da parte oriental dos Andes, pertencentes ao Peru e ao Equador.




Cultivo: É cultivada num vaso pequeno (cerca de 10 cm de diâmetros), em casca de pinheiro grossa e argila expandida. Está todo o ano nas estufa aquecida, em local com excelente luminosidade mas sem sol direto, com boa ventilação e elevado teor de humidade do ar (entre 60 a 70%, em média).
Rego de forma a manter os substrato apenas ligeiramente húmido, deixando este secar ligeiramente entre regas. Sempre que o substrato comece a ficar demasiado encharcado, devido à sua degradação, é melhor mudar a planta para novo substrato. Este princípio é válido para o cultivo da maioria das orquídeas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas cerca de metade da dose indicada pelo vendedor). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

http://orchidspecies.com/cattiricolor.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário