segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cymbidium insigne





O Cymbidium insigne é uma espécie de grande porte, com hastes florais que se destacam bem acima da planta e que, apesar da sua facilidade de cultivo, não é muito visto na maioria das coleções deste magnífico género. Tem sido, ao longo dos anos, bastante utilizado em diversas hibridações, tanto pela sua beleza, como pelo seu porte considerável.

Família: Orchidaceae       Género: Cymbidium        Espécie: insigne

Habitat natural: Esta é uma espécie terrestre, que se desenvolve sobre solos planos e arenosos e ou entre rochas, à sombra de arbustos ou árvores, em florestas  montanhosas e nebulosas, em altitudes entre os 1000 e os 2600 metros. É nativo do continente asiático, encontrando-se distribuído pela província de Hainan (China), pelo Vietname e pela Tailândia.

Cultivo: É cultivado na estufa fria, onde as temperaturas descem até perto dos zero graus. O ambiente é sombreado, mas com boa luminosidade, bem ventilado e com elevado grau de humidade.
Utilizo um vaso médio (cerca de 15 cm de diâmetro) e um substrato composto por uma mistura para epífitas e para terrestres (50% de substrato para Cymbidium, do que há à venda no mercado, acrescentado mais 25% de casca de pinheiro média e 25% de argila expandida).
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, o ano todo, evitando contudo os encharcamentos. Pode secar ligeiramente entre regas.
Como fertilizante utilizo o Akerne Rain Mix, com duas aplicações semanais, em doses de baixa concentração. Durante o Inverno deixo de fertilizar.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. It's always a pleasure to see this beautiful cymbidium in flower - thank you for sharing

    ResponderEliminar
  2. Uma incrível floração (essas flores são individualmente muito belas); ótima planta! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo! É para mim uma imensa satisfação ter gostado desta planta e floração.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Los cymbidium, me encantan. Saludos.

    ResponderEliminar