terça-feira, 25 de abril de 2017

Sarcochilus falcatus





O Sarcochilus falcatus é uma planta quase miniatura com belas hastes florais, compostas por diversas flores, agradavelmente perfumadas. Tal como as Vanda, com as quais é relacionada, apresenta um crescimento monopodial.

Família: Orchidaceae         Género: Sarcochilus        Espécie: falcatus

Habitat natural: Espécie que se pode desenvolver de forma epífita ou litófila, nos Estados de Queensland, New South Wales e Vitória, pertencentes à Austrália, em florestas húmidas e sombrias, situadas em altitudes entre os 100 e os 1400 metros.

Cultivo: Estou a cultivar esta maravilhosa espécie montada uma pequeno troco de madeira, na estufa aquecida, em local bem sombreado, com elevado grau de humidade e boa ventilação. Opcionalmente, pode ser cultivada num pequeno cesto, em casca de pinheiro grossa, argila expandida e alguma perlite.
Como a cultivo montada, rego-a quase diariamente e com abundância nas estações mais quentes e secas do ano e uma a duas vezes por semana no Inverno, de acordo com as condições de humidade do ar. Se cultivada em vaso ou cesto não necessita de regas tão frequentes.
Fertilizo, em média, duas vezes por semana, com o Akerne Rain Mix, sempre em doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor). No Inverno deixo de aplicar fertilizações. Para quem a cultiva em ambientes mais secos, poderá continuar as aplicações nesta época do ano.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: