quinta-feira, 6 de abril de 2017

Calanthe graciliflora




A Calanthe graciliflora, tal como o nome o faz indicar, destaca-se pela graciosidade, delicadeza e elegância das suas flores que, embora sendo individualmente de pequeno porte, são numerosamente dispostas numa  haste em espiga, com cerca de 40 a 50 cm de altura.

Família: Orchidaceae       Género: Calanthe       Espécie: graciliflora

Habitat natural: Esta é uma espécie terrestre proveniente de várias províncias da China, de Hong Kong, de Taiwan e do Japão. No seu estado natural, desenvolve-se no solo das florestas sombrias e húmidas, ou ao logo das ravinas, entre os 600 e os 2400 metros de altitude.

Cultivo: Esta é mais uma planta ideal para climas frios. É cultivada todo o ano na minha estufa fria, onde, por vezes, no Inverno, as temperaturas descem até perto dos zero graus. Está no local mais sombrio mas com boa ventilação e bom grau de humidade.
Utilizo um vaso médio, com cerca de 15 cm de diâmetro, com uma mistura para terrestres, composta por casca de pinheiro fina e média, argila expandida, perlite e restos de galhos e folhas em decomposição (de preferência provenientes de árvores não resinosas).
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, o ano todo, sendo estas frequentes nas estações mais quentes e secas e mais espaçadas no Inverno.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, com doses de baixa concentração, uma a duas vezes por semana. No Inverno deixo de fertilizar.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários: