sábado, 22 de abril de 2017

Maxillaria coccinea





A Maxillaria coccinea é uma espécie de pequeno porte, de crescimento cespitoso, com flores miniatura (1cm) e intensamente coloridas. Embora cada flor em particular seja difícil de observar nos seus pormenores, a abundância e a exuberância da floração atrai as atenções, formando um belíssimo conjunto.

Família: Orchidaceae        Género: Maxillaria        Espécie: coccinea

Habitat natural: Esta é uma espécie epífita oriunda de algumas ilhas das Caraíbas, tais como a República Dominicana,  as ilhas Windward e Leeward, Puerto Rico e Trinidad & Tobago. Desenvolve-se ainda em habitats da Colômbia, da Venezuela e do Brasil, em florestas de baixa e média altitude, entre os 500 e os 1000 metros.

Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa aquecida, em vaso médio e num substrato composto por uma mistura para epífitas, de média granulometria, essencialmente composto por casca de pinheiro, argila expandida e perlite.
No ambiente de cultivo as temperaturas nunca descem abaixo do 12 a 14 graus e é proporcionado um local sombreado, nunca apanhando sol direto,  com elevado grau de humidade e boa ventilação.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, durante as estações mais quentes e secas. Durante o Inverno as regas são bastante espaçadas, para não encharcar o substrato.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana. Na segunda metade do Outono e no Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários: