segunda-feira, 8 de maio de 2017

Dendrobium platygastrium





O Dendrobium platygastrium é mais uma espécie invulgar, deste magnífico género. Destaca-se não só pela beleza e singularidade das suas flores, como também pela forma curiosa e exótica  da planta (pseudobulbos e folhas). Sendo uma planta de pequeno porte, é fácil de acomodar em qualquer espaço.

Família: Orchidaceae        Género: Dendrobium        Espécie: platygastrium

Habitat natural: Esta é uma espécie epífita, que se desenvolve em habitats entre os 0 e os 1400 metros de altitude. Pode de ser observada sobre as árvores, em zonas pantanosas e ou junto de cursos de água, em florestas densas e com altos índices de humidade. É oriunda da Nova Caledónia, da Nova Guiné e das Ilhas Salomão e Vanuatu.

Cultivo: É uma espécie que se cultiva bem montada e suspensa. Este meu exemplar está montado numa pequena placa de madeira, suspensa e pendente.
Está na estufa temperada quente, em local com boa luminosidade, mas sombreado, com boa ventilação e elevado grau de humidade. As temperaturas, mesmo no Inverno, deverão ser sempre superiores a 10-12 graus.
Se cultivada montada, exige regas frequentes durante as estações mais quentes e secas do ano, reduzindo consideravelmente no Inverno, desde que o grau de humidade do ar seja elevado.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor). No Inverno suspendo a fertilização e proporciono um período de repouso da planta.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

Sem comentários:

Enviar um comentário