sexta-feira, 19 de maio de 2017

Maxillaria sanguinea

Esta Maxillaria sanguinea é uma planta de pequeno a médio porte, com belíssimas flores, que não ultrapassam os 1,5 a 2 cm de envergadura, levemente perfumadas (aroma de frutos) e com a duração de várias semanas.
Tal como acontece com todas as espécies do género Maxilaria, as flores são solitárias (apenas uma por haste), podendo, contudo, uma planta adulta produzir imensas flores numa só época.

Família: Orchidaceae        Género: Maxillaria        Espécie: sanguínea




Habitat natural: Esta é uma espécie epífita, desenvolvendo-se sobre os ramos maiores da árvores, em florestas chuvosas e húmidas, entre os 50 e os 900 metros de altitude, na Costa Rica e no Panamá.

Cultivo: Sendo uma planta oriunda de climas tropicais de baixa e média altitude, exige ambientes de cultivo temperados e ou quentes, todo o ano sombreados, com alto teor de humidade e boa ventilação.
Está num pequeno vaso (cerca de 10 cm de diâmetro) em substrato para epífitas, composto maioritariamente por casca de pinheiro média, argila expandida, perlite e alguma cortiça. Opcionalmente também pode ser adicionados, em pequenas percentagens, alguns bocados de fibra de coco.
Rego apenas o necessário para manter o substrato sempre húmido o ano todo. Este nunca deverá estar encharcado. Quando mostrar sinais de degradação deve ser substituído.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, cerca de  duas vezes por semana, sempre com apenas metade da dose indicada pelo fornecedor, para cada litro de água. Durante o Inverno suspendo as fertilizações, retomando-as apenas no início da Primavera.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Beautiful colors and such a nice plant - thank you for sharing

    ResponderEliminar
  2. Muito linda e peculiar esta maxillaria, vê-se que o vermelho predominante das flores já se acha em destaque durante a estrutura da planta!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo, pela sua sempre interessante intervenção e apreciação.
      Grande abraço

      Eliminar