segunda-feira, 22 de maio de 2017

Pleurothallis grobyi

O Pleurothallis grobyi é uma espécie miniatura, bem caraterística pela beleza da sua planta, de pequenas folhas carnudas e densamente dispostas, formando como que um tapete. As suas inflorescências suportam várias flores minúsculas (4 mm), de formas, cores e textura de uma beleza impar, cujos pormenores, para serem devidamente apreciados, são apenas bem visíveis com a ajuda de uma lupa.

Família: Orchidaceae        Género: Pleurothallis        Espécie: grobyi





Habitat natural: Espécie epífita, que se desenvolve sobre as árvores de florestas sombrias e cujas altitudes podem ter uma grande variabilidade,  podendo desenvolver-se entre os 60 e os 3200 metros de altitude.
É nativa de países como o México, El Salvador, Guatemala, Belize, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Brasil.

Cultivo: É cultivada na estufa aquecida, em ambiente bem sombreado, com elevado grau de humidade e boa ventilação.
Está montada numa pequena placa de cortiça, mantendo regas constantes ao longo de todo o ano, sendo contudo mais frequentes e abundantes na primavera e no Verão.
Aplico como fertilizante o Akerne Rain Mix, duas vezes por semana, sempre com metade da dose aconselhada. No Inverno suspendo as fertilizações.

5 comentários:

  1. Nossa adoro as micros, pena que no meu clima o cultivo é difícil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro Ana Paula. Podemos sempre escolher algumas micro que se adaptam ao nosso clima. Obrigado pela visita.

      Eliminar
  2. Qual o clima adequado para esta espécie obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta espécie gosta de um clima temperado, de preferência entre os 10 e os 28 a 30 graus. Gosta de ambientes bem sombreados (nunca sol direto), bem ventilados e com humidade elevada.

      Eliminar