sexta-feira, 8 de maio de 2020

Dendrobium trantuanii

O Dendrobium trantuanii é uma planta miniatura, com pseudobulbos fortemente achatados e diversas folhas dispostas lateralmente, ovaladas lanceoladas. Floresce geralmente na Primavera, nos pseudobulbos do ano anterior, cujas inflorescências surgem a partir dos nós laterais. Cada cada uma pode ter 1 a 3 flores, bem abertas, grandes, grossas, cerosas e brilhantes.

É uma planta de desenvolvimento epífito, nativa do Laos e do Vietname, manifestando-se em florestas com árvores de folha persistente, situadas entre os 800 e os 1000 metros de altitude.

Cultivo esta espécie na estufa temperada quente, montada numa pequena placa de cortiça, em local bem ventilado, mediamente sombreado e com elevado teor de humidade relativa.
Rego frequentemente nas estações mais quentes e secas do ano, que coincide com a época do desenvolvimento dos novos pseudobulbos,  até à sua completa maturação. Durante o Inverno propicio um relativamente longo período de repouso, regando muito esporadicamente, apenas para evitar a desidratação dos pseudobulbos. Nesta época é importante um considerável diferencial térmico entre o dia e a noite, com a finalidade de ter florações regulares.
Fertilizo uma a duas vezes por semana, aplicando o Akerne Rain Mix, sempre com apenas metade da dose indicada pelo fabricante, por cada litro de água. Durante o Inverno suspendo as fertilizações.




Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/dentuananhii.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

Sem comentários:

Enviar um comentário