segunda-feira, 25 de maio de 2020

Bulbophyllum lepidum

O Bulbophyllum lepidum é uma espécie miniatura, que cresce através de uma rizoma lenhoso, com pseudobulbos cónicos e uma única folha apical, espessa, ereta e oblonga. As suas inflorescências surgem a partir da base dos pseudobulbos já maduros, são longas e comportam diversas flores finamente dispostas em umbela.
É uma espécie de desenvolvimento epífito, sobre os musgos  de florestas mistas de baixa e média altitude, entre os 300 e os 1100 metros.  É nativa de uma vasta zona do continente asiático, abrangendo países como a Índia, o Laos, a Birmânia, a Tailândia, o Vietname, o Camboja, a Malásia e a Indonésia.

Cultivo esta espécie na estufa temperada quente, em local sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa. Está num vaso suspenso, baixo e largo, com um substrato composto por casca de pinheiro média, argila expandida, perlite e uma pequena percentagem de esfagno (cerca de 10 a 15%).
Rego apenas o necessário para manter o substrato sempre húmido, nunca encharcado, adequando a periodicidade das regas às diferentes estações do ano. 
Fertilizo duas vezes por semana, com o Akerne Rain Mix, sempre com doses de baixa concentração, colocando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor, em gramas, por cada litro de água. Durante a segunda metade do Outono e durante o Inverno suspendo todas as fertilizações.




Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/cirrflabellovernis.htm
https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=26340

Sem comentários:

Enviar um comentário