segunda-feira, 27 de abril de 2020

Dendrobium fleckeri

O Dendrobium fleckeri é uma planta de pequeno porte, com pseudobulbos relativamente longos e finos e de folhas ovaladas. As suas inflorescência surgem a partir dos nós apicais dos pseudobulbos dos anos anteriores, normalmente, no início da Primavera. As suas flores, com cerca de 4 cm, são lindíssimas e com um perfume algo intenso a especiarias.

É uma espécie nativa de Queensland, na Austrália, onde se desenvolve como planta epífita, em florestas montanhosas, com chuvas e nevoeiros frequentes, em altitudes que podem oscilar entre os 800 e os 1500 metros.

Cultivo esta espécie na estufa fria, onde as temperaturas durante a noite podem, esporadicamente, cair até próximo dos zero graus. O ambiente é bem ventilado, com elevado teor de humidade relativa e com boa luminosidade (embora com sombra parcial). Utilizo um pequeno vaso, com uma mistura para epífitas.
Rego e fertilizo com regularidade nas estações mais quentes e secas do ano, que coincide com a fase de crescimentos doa novos pseudobulbos. Durante o Inverno propicio um longo período de descanso, deixando mesmo de regar durante várias semanas, sobretudo se o tempo for frio e chuvoso. Durante este período suspendo também todas as aplicações de fertilizante.




Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/denfleckeri.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

Sem comentários:

Enviar um comentário