quarta-feira, 1 de abril de 2020

Stanhopea annulata

A Stanhopea annulata é uma espécie de médio porte, possuindo pseudobulbos ovoides e rugosos, com uma única folha apical, amplamente elíptica lanceolada.
É uma planta que se carateriza por apresentar várias florações ao longo do ano, cujas inflorescências são relativamente curtas, normalmente compostas por apenas duas flores de pequena dimensão (entre as mais pequenas do género Stanhopea) e bem perfumadas.

É uma espécie nativa de algumas regiões da Colômbia, Equador e Bolívia. Aí se desenvolve em florestas montanhosas, tropicais e com elevado teor de humidade relativa, cujas altitudes se podem situar entre os 100 e os 950 metros.




CULTIVO
Deve ser cultivada em local/estufa temperada quente, com elevado teor de humidade relativa (entre os 60 e os 80%), com boa ventilação e sempre com sombra parcial. Não aprecia luminosidade muito intensa ou sol direto, sobretudo nas estações do ano mais quentes e secas. 
Como todas as Stanhopea, deve ser cultivada em cesto suspenso, forrado a fibra de coco ou esfagno, utilizando um substrato próprio para epífitas, composto por casca de pinheiro média e grossa, argila expandida e perlite. Opcionalmente, pode acrescentar-se algum esfagno.
As regas devem ser as necessárias para manter o substrato sempre húmido, mas nunca encharcado, havendo a necessidade de serem mais frequentes na Primavera, no Verão e primeira parte do Outono, sendo bastante mais espaçadas durante o Inverno.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas. Utilizo apenas metade da dose de fertilizante, indicada no rótulo, para cada litro de água. Durante o Inverno suspendo todas as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/stanannulata.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

Sem comentários:

Enviar um comentário