terça-feira, 24 de março de 2020

Cattleya jongheana

A Cattleya jongheana (Ex Laelia jongheana) é uma planta miniatura a médio porte, de pseudobulbos alongados e sulcados, com uma única folha apical, oblonga elíptica e carnuda. As suas inflorescências surgem no final do Inverno e na Primavera, sendo compostas por uma a duas flores de grande dimensão, proporcionalmente ao tamanho da planta.

Família: Orchidaceae          Género: Cattleya         Espécie: jongheana

Habitat natural: Esta é uma planta que se desenvolve de forma epífita, sendo endémica do Estado de Minas Gerais, no Brasil, surgindo em pequenas florestas, cujas altitudes podem oscilar entre os 1300 e os 1600 metros.




Cultivo: Está cultivada montada num pedaço de madeira (vinha), em ambiente temperado, com excelente luminosidade, mas sem sol direto, boa ventilação e elevado teor de humidade relativa (entre os 60 e os 70%). 
Rego frequentemente nas estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente durante o Inverno, sobretudo se o tempo for frio e chuvoso.
Começo as fertilizações a partir da fase final do Inverno, até medos do Outono, aplicando o Akerne Rain Mix, em média duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicado no rótulo, por cada litro de água). Durante o resto do ano, suspendo totalmente as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/laeljongheana.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

2 comentários:

  1. Bom dia! Quando utiliza a madeira de vinha retira as placas exteriores mais fibrosas até encontrar a madeira lisa, como se vê aqui na foto? Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! Exatamente isso. Porque as camadas exteriores (casca) iriam apodrecer rapidamente.

    ResponderEliminar