segunda-feira, 28 de maio de 2018

Smitinandia micrantha

A Smitinandia micrantha é mais uma espécie miniatura, pertencente a um género com apenas três espécies conhecidas. É uma planta de crescimento monopodial, cujas inflorescências são compostas por inúmeras flores, densamente dispostas ao longo da haste pendente, com cerca de 1 cm cada uma e que vão abrindo sucessivamente.

Família: Orchidaceae         Género: Smitinandia         Espécie: micrantha

Habitat natural: Espécie epífita, que geralmente se desenvolve em florestas ribeirinhas, assim como em terras planas e baixas, normalmente a cerca dos 300 a 400 metros de altitude e nunca acima dos 1300 metros. É nativa de uma vasta zona asiática, de países como a China, Índia, Nepal, Butão, Birmânia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietname, Malásia e Bornéu (Indonésia).




Cultivo: É cultivada um pouco a semelhança das Vanda. Estufa temperada/quente, ambiente sombreado mas com boa luminosidade, elevado teor de humidade do ar e boa ventilação. As temperaturas mínimas no Inverno nunca deverão descer abaixo dos 12 a 14 graus, mesmo durante a noite.
Está num pequeno cesto suspenso, com casca de pinheiro grossa, argila expandida e pedações de cortiça.
Rego frequentemente nas estações mais quentes e secas do ano (quase diariamente), reduzindo drasticamente o número de regas no Inverno.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração de adubo por cada litro de água. Durante o Inverno deixo de aplicar fertilizações.

http://orchidspecies.com/smitmicrantha.htm

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

6 comentários: