quarta-feira, 16 de maio de 2018

Cattleya x guatemalensis

A Cattleya x guatemalensis é um híbrido natural entre a Cattleya aurantiaca e a Cattleya skinneri. É uma planta de grande porte, de pseudobulbos longos e bifoliada. As suas inflorescências são compostas por numerosas flores de tamanho médio e bem coloridas. Aqui, no meu espaço, floresce sempre em plena Primavera

Família: Orchidaceae         Género: Cattleya         Espécie: x guatemalensis

Habitat natural: Este híbrido natural pode ser observado em florestas quentes e húmidas, de baixa altitude, desenvolvendo-se como planta epífita, sobre as árvores de grande porte e bem exposta ao sol. É nativa de países como a Guatemala, as Honduras, a Nicarágua e o México.




Cultivo: Tem as exigências de cultivo como a maioria das espécies deste género. Está num vaso médio, em substrato composto por casca de pinheiro grossa e argila expandida.
É cultivada na estufa aquecida, numa das zonas com a luminosidade mais intensa (nunca recebendo sol direto), em local bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar.
Rego cerca de duas vezes por semana, nas estações mais quentes e secas do ano (Primavera/Verão e primeira metade do Outono), reduzindo consideravelmente o número de regas durante o resto do ano. Em pleno Inverno rego apenas uma a duas vezes por mês.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre em doses pouco concentradas (metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Durante a segunda metade do Outono e no Inverno suspendo as fertilizações.


2 comentários:

  1. Muito bonita esta Cattleya. E este conjunto de flores é espetacular! Até mais!

    ResponderEliminar