sexta-feira, 18 de maio de 2018

Dendrobium officinale

O Dendrobium officinale é uma espécie miniatura cujas belíssimas inflorescências, compostas por diversas flores, surgem nos nós superiores dos pequenos pseudobulbos. Estas surgem sempre nos pseudobulbos já bem amadurecidos e sem folhas, dos anos anteriores.

Família: Orchidaceae         Género: Dendrobium         Espécie: officinale

Habitat natural: Espécie que se desenvolve apenas em várias regiões da China, como planta epífita, por vezes como litófila, sobre ramos de árvores ou sobre calcários cobertos de musgo, em habitats que podem variar entre os 1200 e os 1600 metros de altitude.




Cultivo: É cultivado na estufa aquecida, em ambiente com boa luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar. Esta espécie também suporta temperaturas mais frescas, podendo descer até cerca dos 8 graus durante a noite.
Está montado numa pequena placa de cortiça. O cultivo em substrato é um pouco mais complicado, pois gosta de rápida drenagem das raízes, a seguir às regas.
Costumo regar abundantemente em dias alternados ou diariamente nos dias mais quentes e secos do ano. No Inverno deve-se respeitar um período de repouso quase sem regas e um diferencial térmico considerável  entre o dia e noite.
Fertilizo uma duas vezes por semana, com o Akerne Rain Mix, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada para cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

http://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

2 comentários: