quinta-feira, 11 de maio de 2017

Euchile citrina

Euchile citrina é uma espécie pouco conhecida e pouco difundida em cultivo, talvez pela sua reputação de ser uma planta difícil de manter, devido a algumas "exigências" peculiares. A World Checklist of Selected Plant Families (KEW) apresenta como nome aceite a designação de Prosthechea citrina, tendo eu optado por manter o sinónimo, mais conhecido ainda nos meios orquidófilos.
Pela sua beleza e aroma (de citrinos) inigualáveis, assim como pela sua raridade, vale bem a pena tentar o cultivo e ter a oportunidade de ver, ao vivo, esta magnífica floração, assim como as suas belas folhas verde-acinzentadas.

Família: Orchidaceae         Género: Euchile         Espécie: citrina





Habitat natural: Esta é uma espécie de pequeno porte, endémica do centro e do sul do México, onde se desenvolve  sobre as árvores como planta epífita, de forma pendente, nas florestas mistas de carvalhos e pinheiros, em altitudes que podem oscilar entre os 1300 e os 2600 metros.

Cultivo: Como no meio natural se desenvolve sempre de forma epífita, eu decidi fazer a sua montagem numa placa de cortiça, mantendo a planta, ao contrário da grande maioria das outras orquídeas, numa posição pendente, tentando reproduzir  a sua forma natural de sustentação.
Sendo proveniente de altitudes elevadas, pode e deve ser  cultivada num ambiente temperado-frio, embora evitando temperaturas extremas no que toca às mínimas e às máximas.
O local deverá ser sempre ligeiramente sombreado, muito bem ventilado e com elevado grau de humidade, sobretudo na Primavera e Verão, altura em que aprecia lugares quentes e húmidos. No Inverno requer um período de repouso, com um ambiente fresco e algo seco.
De acordo com estes princípios, eu rego com bastante frequência nos períodos do ano mais quentes e secos e reduzo drasticamente no Inverno. Evito que as raízes fiquem molhadas por períodos prolongados de tempo.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, com doses de baixa concentração (metade da dose indicada no rótulo), suspendo as aplicações durante o Inverno, para assim respeitar o período de repouso, aspeto importante para ter florações garantidas no ano seguinte.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Olá Américo
    Esta eu não conhecia, e é muito linda, talvez mesmo pelo que vc falou de ser tão difícil de cultivar.
    Abraço

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone!
      Fico satisfeito que tenha gostado desta maravilha. É uma das que mais aprecio na minha coleção.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Thank you for showing this beautiful orchid

    ResponderEliminar